Tem problemas de sono, está menos tolerante e comete mais erros? Atenção, são sinais de assoberbamento. Veja se tem mais (e inverta a tendência)

É um problema de saúde mental que, como quase todos, afecta mais mulheres do que homens. Resulta de sucessivas tentativas de “se chegar a todo o lado”, a mais lados do que se consegue. O assoberbamento é vivido por muitos que se sentem atropelados pelas tarefas do trabalho, pelas obrigações familiares e pelos compromissos sociais.

 

A psicóloga psicóloga Teresa Espassandim identificou os sinais deste problema à CNN.

Problemas de sono
Um indivíduo assoberbado tem dificuldades em adormecer e tem uma má qualidade de sono. Pode, por exemplo, acordar muitas vezes durante a noite e acorda frequentemente com a sensação de que nem se deitou.

 

Dores musculares ou de cabeça
Dores de cabeça ou musculares, que não são habituais, podem ser sinais de tensão ou de cansaço. Normalmente, um sinal de que o corpo precisa de abrandar.

 

Perda de prazer em actividades que anteriormente eram prazerosas
Se gostava, por exemplo, de fazer exercício e agora já não tira prazer da actividade física, pode ser sinal de que está assoberbado. Quem fala em exercício, fala de ler, ouvir música, fazer trabalhos manuais ou cozinhar, por exemplo.

 

Perda de líbido
A perda de prazer pode estender-se também à vida sexual. E muitos homens e mulheres deixam mesmo de ter vontade. Teresa Espassandim alerta que este sinal de assoberbamento é, muitas vezes, responsável por muitos problemas conjugais.

 

Isolamento
«Um sinal de alerta é quando começo a fugir aos contactos com os outros e a isolar-me. E posso evitar os outros porque não quero estar em contacto comigo. Isso é um forte sinal de que algo não está bem», acrescenta Teresa Espassandim.

 

Mudanças emocionais
O facto de estar mais irritável, mais triste, mais frustrada pode ser um forte sinal também de que se está a entrar num estágio de assoberbamento.

 

Menos tolerante e menor capacidade de resolver problemas
Uma pessoa em estádio de assoberbamento torna-se também menos tolerante aos seus próprios erros e aos erros dos outros. Perante um problema, um indivíduo assoberbado tem também melhor capacidade de se abstrair e olhar os factos de fora, para encontrar uma resolução.

 

Erros e más decisões
A menor capacidade de resolver problemas pode também resultar em más decisões e erros, que antes não eram cometidos.

 

Menor criatividade
Um indivíduo que tem de dividir a sua atenção por diversos aspectos da sua vida tem tendência a apresentar menor criatividade. Isso reflecte-se sobretudo em pessoas que têm trabalhos dependentes daquele factor.

 

Problemas de produtividade
O círculo vicioso em estado de assoberbamento é inevitável. Um indivíduo que dorme mal, não descansa e divide a sua atenção por vários aspectos da sua vida tende a diminuir a produtividade.

Fonte: https://hrportugal.sapo.pt/

Notícias