Coaching de carreira, um bem necessário

Em idade escolar, os professores transmitem conhecimento e acompanham nos processos de aprendizagem. Com a entrada no mundo laboral, são os “coaches” que contribuem para um melhor desempenho e para avanços de carreira.

 

Actualmente aplicado às mais diversas áreas, o principal objectivo do coaching é despertar o potencial dos profissionais para maximizar a sua performance. A Ageas identificou as vantagens do coaching de carreira.

 

O coaching de carreira
Inserido na vertente empresarial, o coaching de carreira é um processo focado na progressão profissional do coachee e no desenvolvimento das suas soft skills, tais como a assertividade, a autoconfiança, a empatia, o pensamento crítico ou a capacidade para resolver conflitos, entre outras. O objectivo é ajudar o profissional a atingir as metas que, para si, são sinónimos de realização profissional.

À semelhança de outros processos de coaching, também esta metodologia se baseia em sessões “1 para 1”, entre coach e profissional. As sessões iniciais servem para analisar a situação actual, perceber as aspirações em termos profissionais, identificar as competências a melhorar, e fixar objectivos. Depois, recorrendo a diferentes ferramentas e técnicas, o coach traça um plano de acção, que o profissional deve realizar com o seu acompanhamento, de forma a ir avaliando o progresso e ajustando estratégias.

Este processo pode acontecer por iniciativa particular ou ser proporcionado pela entidade empregadora. Nas multinacionais, costuma ser uma forma de incentivar e valorizar os colaboradores, oferecendo-lhes os recursos necessários para poderem crescer dentro da organização.

 

Quando recorrer ao coaching de carreira?
Apesar de poder beneficiar em qualquer momento de um processo de coaching de carreira, é mais frequente recorrer nestes três momentos:

Início de carreira – um coach irá ajudá-lo a planear um futuro de sucesso e a definir os passos para lá chegar;

Transição de carreira – se pretende enveredar por uma nova área, mas receia a mudança, um coach de carreira ajudá-lo-á a ganhar o foco, a confiança e o impulso de que precisa;

Aperfeiçoamento – um coach de carreira irá permitir identificar que competências e habilidades deverá adquirir, ou aperfeiçoar, para alcançar o próximo nível, rumo à excelência.

 

Quais as vantangens?
Os resultados de um processo de coaching variam de profissional para profissional, de acordo com os objectivos específicos e do nível de compromisso. No entanto, de uma maneira geral, os benefícios podem ser alcançados:

Maior autoconhecimento;
Visão mais clara e objectiva da carreira;
Autoconfiança e motivação aumentadas;
Maior à vontade em situação de entrevista;
Currículo optimizado;
Maior capacidade de liderança;
Melhor gestão do tempo e maior produtividade;
Maior assertividade e melhor tomada de decisão;
Capacidade para networking reforçada;
Melhor comunicação.

 

Há sempre aspectos do desempenho profissional a melhorar. Contar com o apoio de um coach de carreira fará toda a diferença e ajudará, certamente, a chegar mais longe nos seus objectivos, a vários níveis.

Fonte: https://hrportugal.sapo.pt/

Uncategorized